top of page
  • Foto do escritorLoester

O que é a fotografia de boudoir?

Atualizado: 13 de jan. de 2022

Fotografia de boudoir, ou, como é mais conhecida, fotografia sensual, é um nicho dentro da fotografia que apresenta fotos íntimas, que são normalmente sensuais, de semi nu ou de nu artístico e às vezes, até mesmo eróticas, mas sempre apresentadas de maneira romântica ou romantizada, deixando a nudez mais implícita em vez de mostrá-la por si só. A intenção é sempre de instigar a imaginação mais do que mostrar.


As fotos podem ser realizadas em estúdio ou em quartos de hotel, mas o que mais define esse tipo de fotografia são as produzidas na própria casa da mulher fotografada, ou numa casa ou apartamento que simule como fosse a habitação da pessoa. Todavia, nada impede que recriemos espaços como esses em estúdio. O termo boudoir, aliás, já denota isso. A palavra vem da língua francesa, e tem por significado um quarto privado, anexo ao principal, que as mulheres utilizavam para se trocar após o banho, mas também passavam um tempo em conversas privadas com suas amigas, e onde não era permitida a presença masculina, a não ser quando essas mulheres utilizavam o quarto boudoir para ter encontros íntimos com seus amantes. Os ensaios desse estilo são de preferência realizados de forma implícita, como se elas estivessem sendo espiadas por um voyeur que não pode ter acesso ao boudoir. As primeiras fotos nesse estilo surgem a partir do começo do século passado, como vemos nas imagens abaixo que foram adquiridas por mim em uma feirinha em Paris. Na verdade, formas femininas nuas ou sexualizadas são temas na fotografia desde os anos 1840, mas se popularizou com os cartões postais eróticos franceses por volta da década de 1920.


As revistas masculinas que pululavam nas décadas de 1950 a 2000 instigavam não só a imaginação de homens, como também de muitas mulheres que sonhavam em ser uma daquelas “coelhinhas”. Algumas dessas mulheres faziam ensaios sensuais já nessa época; mas foi com a chegada da fotografia digital que elas viram de vez a possibilidade de serem registradas em imagens que pouquíssima gente teria acesso (com a fotografia analógica sempre tinha o medo da manipulação das imagens por gente que não era somente o fotógrafo – como o laboratorista que revelava as fotos, por exemplo). Hoje em dia temos muitos incrementos tecnológicos tanto na produção e tratamento das fotos quanto nas roupas íntimas da mulher fotografada. Mas a sensação de quem pode ver as fotografias é a mesma que quem tinha esse privilégio do começo dos anos 1900: o de estar acessando a intimidade da pessoa, o que os aproxima um do outro. A popularização dos aparelhos celulares com câmera e das selfies permitiu, também, que esse acesso à intimidade ficasse mais fácil. A mulher é quem registra sua própria imagem e a transmite para quem ela queira. Mas nada substitui a qualidade técnica e o olhar de um fotógrafo profissional dessa área! A fotografia de boudoir foi designada por um tempo, ainda, para definir a fotografia sensual feitas por noivas antes de seu casamento para, principalmente, presentear o noivo, mas que também servia para que vissem, de vez em quando, como estava seu corpo antes das núpcias. Alguns fotógrafos, atualmente, ainda separam a fotografia sensual da de boudoir nesse sentido, sendo essa última apenas a realizada por noivas. Mas sou dos que não fazem essa separação, pois o termo vindo do francês remete mais ao espiar (voyeurismo) do que ao casar. Podendo ser feito um ensaio desses, além das noivas, tanto por mulheres já casadas há tempos ou por aquelas que nem pensam nisso.


O importante aqui é que se trata de um registro da intimidade de uma mulher e que somente ela vai definir quem vai ter acesso a isso, ou até mesmo se somente ela terá esse acesso. Por isso, é necessário também que se diga que, quando você faz um ensaio sensual comigo, suas fotos não serão publicadas em nenhum lugar, a não ser que você queira e autorize que eu o faça. Estou na fotografia há mais de 20 anos e, sempre, o boudoir ou o sensual foi o nicho que mais me atraiu pois, entendo que consigo registrar exatamente o olhar que a mulher quer (ou precisa) ter de si. Entre em contato comigo para reservar seu ensaio sensual e garanto que você nunca irá se arrepender disso!


40 visualizações0 comentário
bottom of page