top of page
  • Foto do escritorLoester

Resenha Filme Nu - com David Bellemère

… e um tratado sobre respeito às modelos e clientes…


O filme Nu (Nude, 2017) é um documentário originalmente exibido na Amazon Prime e na Apple TV em que registra, basicamente, a jornada do fotógrafo francês David Bellemere durante sessões de fotos para a Revista Nu Muses. Bellemere foi contratado por Steve Shaw, fundador da revista, para um calendário de nu artístico. Mas o que acaba chamando a atenção, além da discórdia entre o artista e o diretor da revista de como deveriam ser as fotos, é a maneira como David trata e manipula as modelos que fotografa.



A fotografia sensual/boudoir é uma das - se não a mais - áreas mais complicadas da fotografia para se trabalhar. Um fotógrafo não pode já chegar chegando. Precisa adquirir a confiança das modelos e das clientes. E isso se ganha após muitos trabalhos bem feitos onde seu caráter é posto à prova. É o mesmo caso de um piloto de avião: quanto mais horas voadas, mas confiável ele parece perante a sociedade. Há muita desconfiança nessa área e com toda razão. O fotógrafo tem acesso à intimidade da pessoa fotografada.


Os fotógrafos dessa área precisam ter sempre a ética por base. Não dá para ficar com toques no corpo da modelo ou em seus objetos pessoais, como lingerie etc. O linguajar precisa ser adequado. Os olhares mais ainda, precisam ser discretos e objetivos. E este não aparenta ser o caso do fotógrafo David Bellemere.


Com alguma frequência nos deparamos com notícias tristes de fotógrafos sendo denunciados por assédio ou abuso de suas modelos. O que torna o trabalho dos 99% outros mais difícil ainda: terem de provar que não são como o fulano que acabou de ser denunciado. E quando as mulheres assistem documentários como este retratando a rotina de David Bellemere, acabam achando que com todo fotógrafo será da mesma forma, que serão tocadas, seduzidas, flertadas durante um ensaio sensual.


Sem dúvida que o resultado do trabalho de Bellemere é lindo. Ele sabe utilizar bem a luz e o enquadramento para tornar sua arte única. Mas nada justifica a forma de conduzir a sessão de fotos, os toques frequentes e o jogo de sedução que ele pratica com as mulheres fotografadas


A temática central do documentário de Anthony B. Sacco orbita na divergência entre o que o fundador da Revista Nu Muses Steve Shaw e o fotógrafo David Bellemere a respeito da visão de como deve ser o resultado final do trabalho; mas, para nós fotógrafos, o ponto é outro: o mau exemplo dado por Bellemere durante as sessões. O fotógrafo já tem, inclusive, duas denúncias de assédio registradas em seu nome por modelos da Victoria's Secret, conforme revelou matéria investigativa do jornal The Boston Globe de 2018.


Enfim, independentemente do contexto, mesmo que a modelo fotografada seja conhecida do fotógrafo, o ideal é buscar não manter contato físico durante o ensaio. Ainda que ‘pinte aquele clima’ durante a sessão de fotos, a minha dica para qualquer fotógrafo é: deixe pra ter esse affair depois. Mantenha-se ético e profissional durante o ensaio fotográfico. Isso garante o futuro da sua carreira e a imagem de todos os outros fotógrafos.


Fotógrafos x Fotógrafas

É nessa hora que surgem algumas fotógrafas defendendo que mulheres só devem fotografar com outras mulheres etc etc etc. Isso, além de ser injusto com os milhares de fotógrafos corretos e honestos, foge também da realidade pois, o fato de ser mulher, não garante a lisura de todo o processo. O que conta é o caráter de cada pessoa. E, temos de levar em conta, ainda, que a visão que o homem tem sobre a mulher é diferentes da de outra mulher, o que se torna um diferencial no trabalho dos fotógrafos homens.


Sei que o processo de escolha do fotógrafo que vai realizar suas fotos sensuais é bem complicado. Afinal, você vai confiar sua intimidade a um estranho, mas a dica sempre é: veja quem tem grande experiência com ensaios femininos e zero queixas sobre assédios etc. Se, além do bom histórico, a arte dele te agrada, você achou o cara certo!! E já digo que eu posso ser esse cara! :)


O foco central do filme não trata dos casos de abuso nem da forma como o fotógrafo cuida das modelos etc., mas, como fotógrafo se boudoir/sensual, é algo que preciso falar para desgrudar a imagem de que todos agem dessa mesma forma. Você, então, pode ficar tranquila pq meu tratamento com as modelos e clientes está muito longe daquilo que o documentário mostra!


Loester, é um fotógrafo de sensual/boudoir experiente, publicado internacionalmente e altamente conceituado, que dedica sua carreira a ajudar as mulheres a se sentirem confiantes e bonitas. Atuando em Brasília e região, cria um ambiente profissional, ético e tranquilo para suas sessões de boudoir. Ele celebra a singularidade e a beleza íntima de cada mulher e faz fotos verdadeiramente de bom gosto e lindas.


Cuidar bem das minhas clientes e modelos faz parte da ética com a qual sempre quero me pautar! Entre em contato comigo e vou te provar que você pode ser muito mais do que imagina!


Fone: (61) 981.384.379

Instagram: http://www.instagram.com/loester

WhatsApp: http://bit.ly/3h5rUWV

49 visualizações0 comentário
bottom of page