top of page
  • Foto do escritorLoester

Vamos falar sobre Photoshop?

Sem dúvidas um dos maiores softwares já inventados é o Photoshop. Ferramenta indispensável para 99% dos fotógrafos e para outros profissionais de mídia, ele é capaz de transformar imagens ruins em obras de arte. Mas também pode transformar prováveis obras de arte em lixo. Por isso, com o PS é sempre uma relação de amor e ódio. O fato é que saber manejar as ferramentas corretas no aplicativo é fundamental para elevar o nível do tratamento de imagens.



No auge dos tempos das revistas masculinas, sempre que chegava nas bancas a do mês a discussão era sempre a mesma: usaram muito ou pouco Photoshop nessas fotos? E, realmente havia um exagero na utilização do software. Muitas vezes sem o consentimento da modelo que posava para as fotos. Em publicidade, muitas vezes também extrapolavam o bom senso nas modificações digitais dos corpos.


Isso acabou fazendo mal para a autoestima das mulheres “comuns”... ao ver uma foto de uma moça toda “plastificada” na capa de uma revista masculina, a mensagem que vinha imediatamente na cabeça era: eu nunca vou ter um corpo assim! Isso dá depressão em qualquer uma! E faz querer se esconder num casulo para nunca mais sair!


O fato é que perfeição não existe! O Instagram está aí para provar que, quando há perfeição demais, há também filtro demais! A vida real é bem diferente fora do IG!


Quando minhas clientes dizem “você vai precisar fazer muito Photoshop em mim”, eu respondo simplesmente com: “vou te provar que você não precisa!”. E, de fato, meus tratamentos de imagem são os mais naturais possíveis. Você precisa se enxergar linda, mas precisa também não achar que aquela foto não é a realidade! Retiro pequenas manchas, corrijo a iluminação, a coloração, a temperatura da imagem… sempre que a cliente pede, faço também tudo que ela quer: tiro estrias, celulites etc… mas não altero a essência da pessoa!


Então, em resumo, meu processo de tratamento de imagens faz com que a minha arte chegue ao seu estado final, mas sem transformar você em um quadro abstrato, totalmente diferente da pessoa original. Vou tentar demonstrar rapidamente abaixo como é este processo:



Esta imagem acima é um retrato que fiz da Vivian em um ensaio casual. A foto está como saiu da câmera, sem nenhuma modificação. A foto estás ligeiramente subexposta.


A primeira coisa no meu processo é abrir o arquivo cru (raw) para fazer ajustes de coloração, de exposição e de temperatura. Os arquivos RAW são automaticamente abertos em um plugin do Photoshop chamado Adobe Camera Raw, veja na imagem abaixo, que depois de realizar os primeiros ajustes no ACR, a imagem já ganha uma outra vida.




Depois de passar pelo Camera Raw, o arquivo vai para o Photoshop para fazer as correções de pele etc. A primeira ação que faço na imagem é, com a ferramenta de correção, fazer uma limpeza na pele, tirando manchas, olheiras, cicatrizes, espinhas ou qualquer outro sinal que você não queira que apareça na foto, como pés-de-galinha, celulites, estrias…



Feitos os primeiros ajustes na pele, eu passo ao famoso filtro Dissolver (Liquify) - o “filtro da Playboy” - que é onde é possível fazer ajustes na silhueta, amentar bumbum, peito, diminuir nariz etc. etc. etc. Sempre uso esse filtro com bastante moderação! Nada de te transformar em outra pessoa! Você é linda do jeitinho que é! Nesta foto da Vivian não foi feito quase ajuste nenhum nesse filtro… quase desnecessário!



Para finalizar o tratamento, ainda aplico uma combinação de filtro e máscara para tornar a pele mais uniforme em áreas onde ainda há manchas que muitas vezes foram causadas pela própria correção feita na foto.



E o resultado final é este da última foto abaixo. Fiz o tratamento de uma outra foto da Vivian e gravei em vídeo. Vou deixar no final do post caso você queira acompanhar todo o processo.



Então, após mostrar este resumo do tratamento que é feito em cada imagem, é possível a todo mundo entender quão trabalhosa é a pós-produção na fotografia e talvez isso agregue um pouco mais de valor ao trabalho dos fotógrafos!


O que você acha disso tudo? Vou adorar saber o que pensa… me mande um Whats… ficarei muito feliz de poder bater um papo sobre isso!


Se você quiser saber mais, ou se estiver pronta para agendar sua própria Experiência Fotográfica Sensual, com uma sessão de fotos boudoir empolgante, entre em contato comigo!



Loester é fotógrafo de boudoir, sensual e retratos em Brasília - DF e região com larga experiência na área e com certeza te fará sentir-se muito à vontade em seu ensaio sensual


Fone: (61) 981.384.379

21 visualizações0 comentário
bottom of page