top of page
  • Foto do escritorLoester

Você Cobra tudo isso só para Apertar um Botão?

Eu entendo que o seu celular consegue fazer fotos boas e tal, mas para ter um trabalho mais profissional, é preciso que haja certos tipos de conhecimentos técnicos, além dos artísticos.



Vou descrever abaixo apenas algumas das inúmeras coisas que compõem o processo de fazer um ensaio fotográfico, só para provar que não é só apertar um botão!


Como eu tinha falado antes sobre os conhecimentos técnicos de fotografia, nem vou entrar muito em detalhes, mas não posso deixar de falar que capturar uma imagem boa é o resultado da combinação equilibrada de três elementos básicos que devem ser pensados pelo fotógrafo no momento de cada clique: 1) velocidade do obturador; 2) abertura do diafragma; 3) sensibilidade ISO. Se um desses elementos estiver desajustado em relação aos outros, a foto sai subexposta (muito escura) ou superexposta (estourada, muito clara).


Além disso, a boa imagem depende, ainda, de carga e conhecimentos artísticos do fotógrafo. Quando estou olhando no visor da câmera, estou vendo toda a composição que quero que faça parte da foto. E ainda tem o enquadramento, a combinação de cores complementares, opostas etc…


Só até aqui já seriam coisas demais, que demonstram que não é só a máquina que trabalha! Mas o trabalho do fotógrafo vai além de fotografar apenas.


Depois que termino o seu ensaio fotográfico, minha primeira preocupação é que aquelas imagens artísticas não se percam. Por isso, quando chego da sessão de fotos, o primeiro passo é fazer três cópias daquelas fotos: duas em HDs (discos rígidos) diferentes do computador e mais uma em um drive criptografado na nuvem.


Após os backups iniciais, é hora de olhar foto por foto e descartar aquelas que tiveram algum defeito ou erro que as fazem perder qualidade, como desfoque, corte equivocado etc. As fotos que sobrarem desse processo são as que irei mostrar para você.


Mas não te mostro antes de fazer um pré ajuste básico nas cores, iluminação etc. Para isso, uso um software da Adobe chamado Camera Raw. Depois disso é que transformo as imagens em arquivos .jpg (fotografo em RAW, que é um arquivo de dados onde me possibilita um ajuste melhor na hora do tratamento) para, em seguida, subir as fotos para a plataforma onde você vai entrar para escolher quais vai querer.


Depois que você escolhe as fotos, é hora de entrar em ação o Photoshop! Sim, 99% das fotos precisam de ajustes nesse software. Ainda que eu não tenha a necessidade de fazer tratamento de pele, ajuste de silhueta ou nada parecido em você, ainda assim preciso fazer o corte mais certo, preciso eliminar da cena objetos indesejados (sempre tiro as tomadas e interruptores… mania minha!). Fora outros tipos de ajustes que toda imagem precisa até chegar na sua versão final.


Cinquenta por cento da arte da foto é a captação da imagem. A outra metade vem com o tratamento. Por isso nunca ache que uma foto é ruim até ver como ela fica após ser minuciosamente corrigida no Photoshop!


Após isso, salvo cada imagem em três versões: uma com todos os passos que foram feitos no Photoshop (arquivo .psd) para que eu consiga desfazer algum dos ajustes, caso você não goste daquele tratamento feito; e outras duas em tamanhos diferentes para te entregar, um para postagem em redes sociais ou para enviar por e-mail, outro em tamanho gigantesco, caso você queira mandar imprimir ou fazer um poster.


Só aí eu te entrego as fotos da maneira que contratou: ou em meios digitais, ou impressas, ou em revista, ou em álbum etc.


Enfim, definitivamente, fotografar não é algo tão simples quanto parece! De agora em diante, nunca pense que é “só apertar um botão!”


Se você quiser saber mais, ou se estiver pronta para agendar sua própria Experiência Fotográfica Sensual, com uma sessão de fotos boudoir empolgante, entre em contato comigo!


Loester é fotógrafo de boudoir, sensual e retratos em Brasília - DF e região com larga experiência na área e com certeza te fará sentir-se muito à vontade em seu ensaio sensual


Fone: (61) 981.384.379

Instagram: http://www.instagram.com/loester

Whatsapp: http://bit.ly/3h5rUWV

47 visualizações0 comentário
bottom of page