top of page
  • Foto do escritorLoester

Mitos Comuns sobre a Fotografia Sensual

Apesar de, cada dia mais as mulheres estarem mais livres com relação ao seu corpo e à sua autoconfiança, a fotografia sensual ainda é eivada de pré-conceitos que acabam por fazê-la desistir de realizar um dos seus sonhos de sempre: o de se ver como uma Diva. O objetivo deste artigo é tentar quebrar alguns desses mitos que pululam na nossa cabeça!



Recentemente, várias das minhas clientes expressaram que, antes de me encontrar na Internet ou no Instagram, não achavam que a fotografia de boudoir era pra elas. Os motivos variavam de pensar que era uma coisa vulgar ou cafona, ou de achar que precisavam de uma ocasião ou um acontecimento especial em suas vidas para usar a fotografia sensual como um presente para si mesma. Esses são alguns dos equívocos mais comuns, mas existem muitos outros. Vamos tentar explorar alguns deles:


1 - Fotografia sensual é inerentemente extravagante/vulgar

Vou ser sincero: há muita gente por aí que ainda faz aquele tipo de fotografia sensual por aí que ultrapassa a linha do bom senso e desanda para o “lado cafona da força”, ou pior ainda, para o vulgar. Sem querer julgar quem goste, ou quem não tem senso estético para produzir algo de bom gosto, mas este não é o meu caso. A minha opinião é a de que você precisa olhar as suas fotos daqui a uns anos e não ter vergonha delas! Você precisa querer mostrar para a sua filha, sua neta, suas amigas e ter orgulho de haver registrado aquela fase da sua vida! Uma outra coisa que vem fazendo a fotografia de hoje desviar do bom rumo, são os filtros automáticos e excessivos dos aplicativos de celular. Sou defensor de que o tratamento da imagem é 50% do resultado final da foto; contudo, ele precisa ser usado da maneira correta e utilizando as ferramentas mais adequadas para isso (normalmente o Photoshop ou o Lightroom).


2 - Preciso perder peso antes da minha sessão de fotos

Não! Simplesmente não! Você não precisa! Celebre-se agora mesmo! Você pode fazer um ensaio sensual hoje e depois novamente, e novamente… Na verdade é inclusive bem divertido ver seu progresso ao longo dos anos. A beleza está nos marcos da nossa vida, e só quem pode definir esses marcos somos nós mesmos! Você precisa ser a dona da sua vida!

Está prestes a ter um bebê? Recentemente teve um bebê? Está fazendo 4.3? Sobreviveu a tudo: afazeres domésticos, quarentena de Covid-19, pegou o famigerado coronavírus? Tudo é motivo para comemorar!! Ainda acha que está acima do peso? Eu te desafio a se perguntar: em comparação com qual padrão?

Pense quantas vezes no passado você se achou feia, queria ter o corpo da fulana ou da beltrana, e hoje você só pensa que queria ter o seu corpo daquela época! A hora de se celebrar é simplesmente todas as horas! O tempo não volta e fundamental no futuro será ter o registro de você em tantas fases quanto forem possíveis!

Preciso, ainda, te lembrar de que um fotógrafo profissional (eu de preferência :D) saberá como iluminar corretamente uma foto, te guiará nas poses, te auxiliará no que escolher para vestir, que cores completam outras cores na composição com o cenário das fotos, que lingeries combinam com o seu tipo de corpo; ou seja, todo o necessário para que você se olhe daqui a 10 anos e não sinta vergonha e trauma do ensaio que fez!

Vamos criar sentimentos novos e sobretudo positivos sobre você e seu corpo. Sua hora é agora!


3 - Estou muito velha para fazer um ensaio sensual/boudoir

Outra coisa que te faz pensar que não está apta para fazer um ensaio sensual é achar que já passou da idade. Só dá pra responder a isso com outra pergunta: você acha que está velha demais para se sentir especial? Se sentir querida? Se sentir linda?

O que eu adoraria é que todas as mulheres aceitassem quem são e quem foram ao longo dos anos e de todos os estágios da vida pelos quais passou. E é lógico que você não é a mesma garota de 20 anos de idade, mas é ainda melhor! Você agora é uma mulher! A mulher de hoje é melhor do que a de ontem! A idade não pode ser nosso inimigo!


4 - Eu preciso de uma ocasião especial para fazer meu ensaio

Às vezes, as mulheres precisam de uma desculpa para fazer algo bom por si ou para querer gastar dinheiro com elas mesmas. Entenda que, o fato do seu(sua) parceiro(a) gostar - amar, na verdade - o subproduto do seu ensaio sensual (suas fotos, em resumo), é um bônus e que pode ser bem divertido. Contudo, esta é uma experiência sua e somente para você! A experiência exata, somente você poderá provar!

Uma sessão de fotos sensual/boudoir é uma celebração para que você entre em contato com o seu feminino, em qualquer estilo que você escolha. Você é mais do que duas dúzias de fotos, ou um álbum, ou uma ampliação emoldurada. Você é uma obra de arte e, como mulher, merece se sentir assim! Enquanto seu parceir@ certamente apreciará suas fotos, tenho certeza que é você quem irá abrir seu álbum vez após vez e sentir-se fantástica relembrando o dia incrível que teve.


5 - Isso não é pra mim. Eu não me vejo sexy…

Um ensaio sensual é uma sessão de retratos íntimos. Trata-se da sua intimidade, da sua privacidade, do seu momento consigo mesma. Meu trabalho é deixá-la confortável para que se sinta bem em sua própria pele e encontre a pessoa que habita em seu interior. É a sua versão sexy, não de outra pessoa… ou seja… não se preocupe com o que precisa ser durante o ensaio. Simplesmente seja você mesma e eu prometo que quando ver o resultado das fotos, vai se sentir sexy como nunca!


6 - Vou ter que usar lingerie sexy para o ensaio

Não! Você não “tem que” nada! O Ensaio é seu e você fará e usará o que te deixe confortável. Já escrevi anteriormente um outro artigo chamado “Eu preciso ficar nua?”, que já exclui a ideia de que, necessariamente você precisará ficar pelada na sua sessão de fotos. Aqui, vamos ainda mais além: não é necessário nem mesmo estar de lingerie. A sensualidade está no olhar, nos gestos, na mente, no estado de espírito. Existem muitas fotos onde a modelo está vestida e há uma pegada mais erótica que muitas outras onde outra pessoa encontra-se nua.


7 - Minhas fotos serão expostas na Internet

Não! Suas fotos são suas, e elas somente serão expostas por consentimento expresso seu. A privacidade da cliente deve ser a prioridade número um para qualquer fotógrafo, sobretudo os que fazem ensaio sensual. Tudo que é divulgado em meus portfólios, seja no site, no Instagram ou em qualquer outra mídia digital tem o consentimento formal das pessoas fotografadas.


8 - Posso pesquisar para conseguir um bom negócio para o meu ensaio sensual?

Obviamente! Você é livre para pesquisar e sempre buscar o melhor custo-benefício para o seu momento tão especial que é a sessão de fotos sensuais. Sempre só alerto para o fato de que o barato demais deve sempre ser desconfiado. No artigo “Você cobra tudo isso só para apertar um botão?”. O momento é realmente especial e, às vezes, vale mais a pena investir um pouquinho (mas bem pouquinho mesmo) a mais para ter a garantia de que seus registros serão a expressão exata de quem você é, da mulher sexy que existe dentro de você!


9 - Se eu emoldurar minhas fotos e distribuir pela casa parecerá muito arrogante?

É arrogante se olhar no espelho, por acaso? É arrogante ter um diário? É arrogante meditar e olhar para dentro de si? Com suas fotos é a mesma coisa! Você não deve se sentir mal por celebrar a si mesma. Todo mundo deveria ter uma foto de si mesmo posicionada estrategicamente em sua casa para, toda vez que olhar, sentir orgulho daquela pessoa que está ali sendo exaltada! Suas fotos não serão obscenas, serão arte, e não há vergonha de se orgulhar de si mesma! Meu trabalho é ajudá-la a amar a mulher que você vê na parede, e não há nada de egoísmo nisso!


10 - Meus amigos e minha família não aprovariam que eu fizesse isso…

Bem… isso é muito ruim por um lado, mas, como devemos sempre enxergar o copo meio cheio, também é uma coisa boa, porque, afinal, você está fazendo isso por você e não por eles. Você não precisa de aprovação de ninguém além da sua própria.

Eu respeito a natureza de seus relacionamento (inclusive com o seu companheir@), mas você, como minha cliente, é a minha única prioridade e quem realmente me preocupa. Então, faça isso por você! Como tantas outras coisas na vida, você nunca se arrependerá de ter feito isso, mas provavelmente se arrependerá se não fizer pelos motivos errados.


11 - Eu ficarei muito nervosa durante toda a sessão de fotos

Todo mundo fica nervoso no início quando está sendo o centro das atenções. Isso é natural! Ainda mais sendo fotografada com pouca ou nenhuma roupa! Mas acredite em mim! Depois de fotografar inúmeras mulheres, posso dizer com toda honestidade que o nervosismo vai embora depois de 10 minutos de clicks! Eu sou profissional e sei conduzir as coisas de forma que você se sinta confortável durante o seu ensaio. Vou ajudá-la a entrar no seu ritmo, e sua tensão vai indo embora… e ainda que a sua timidez seja teimosa e demore pra sair, vamos usando truques para disfarçá-la até que ela suma sem que você nem perceba.


12 - O fotógrafo vai pensar que essa minha ideia é maluca mas....

Seu ensaio é seu! Vai ser do jeito que você quiser! Nenhuma ideia é maluca e vamos fazer o máximo para torná-la realidade. Se, por algum motivo eu não puder tornar essa sua ideia realidade, ficarei bem tranquilo em indicar um outro fotógrafo que possa. Mas tenho certeza que isso não será necessário!


13 - Esta é uma experiência única na vida

Bem…. sim e não… você pode fazer um ensaio sensual uma vez na vida, mas pode também registrar-se ano a ano, quantas vezes quiser. Mas cada uma dessas vezes será única. Uma nova experiência a cada nova sessão de fotos! A cada ensaio, registramos algo novo que vem de dentro de você e que não havia surgido antes.


Que outros equívocos você acha que as pessoas têm sobre a fotografia sensual? Adoraria ouvir e provar que estão erradas!! :)


Se você quiser saber mais, ou se estiver pronta para agendar sua própria Experiência Fotográfica Sensual, com uma sessão de fotos boudoir empolgante, entre em contato comigo!


Loester é fotógrafo de boudoir, sensual e retratos em Brasília - DF e região com larga experiência na área e com certeza te fará sentir-se muito à vontade em seu ensaio sensual


Fone: (61) 981.384.379

236 visualizações0 comentário
bottom of page